fbpx

Prontuário eletrônico: vale a pena utilizar no meu consultório?

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

O uso cada vez maior de tecnologia é uma situação comum na vida da maioria das pessoas e, no caso de empresas, a coisa não muda muito de figura, tendo em vista que novas ferramentas estão fazendo parte de suas rotinas diárias. Diante dessa realidade, conhecer um pouco mais sobre o prontuário eletrônico pode ser muito interessante.

Muitos médicos vêm se questionando se, efetivamente, vale a pena investir em utilizar essa solução em seu consultório, já que os sistemas do gênero estão sendo adotados por muitos profissionais de ponta, em suas mais diversas especialidades. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema!

O que é o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é uma tecnologia cada vez mais usada por médicos e instituições de saúde com o intuito de fazer o registro dos pacientes e o armazenamento das suas informações em um ambiente digital, sendo uma ferramenta muito útil para facilitar a rotina, reduzir erros e otimizar os recursos nessa área.

Esse é um artifício que se consolidou bastante no mercado nos últimos anos e continua em franca expansão, pois facilita a vida dos profissionais e faz com que eles ganhem tempo, podendo focar a atenção em seu ofício propriamente dito, acessando qualquer dado importante com poucos cliques, em tempo real.

Quais são as vantagens do prontuário eletrônico?

Economia considerável de tempo

Uma das grandes vantagens do prontuário eletrônico é que ele proporciona uma economia considerável de tempo. Como todas as informações estão centralizadas e como esses programas geralmente são bastante eficientes, o médico ou até mesmo a recepcionista, se for o caso, pode verificar qualquer dado em questão de segundos.

Isso é muito importante até como uma estratégia de marketing, pois traz mais precisão para os atendimentos e pode reduzir o número de faltas. Fica também muito mais fácil anotar qualquer coisa, tendo em vista que digitar tende a ser consideravelmente mais simples que escrever.

Mais segurança nas informações

Um dos problemas de um prontuário de papel é que, além de ser pouco prático, ele também pode colocar as informações dos pacientes em risco. Por mais cuidado que você tenha, há sempre a possibilidade de perdas ou de danos, como rasgos ou amassados.

Com o prontuário eletrônico, isso não acontece. Os dados ficam centralizados no sistema e tudo é salvo em nuvem, podendo ser acessado de qualquer local.

Oportunidade de prescrições precisas

Embora a qualidade de qualquer clínica passe por seus profissionais e equipamentos, o uso de um prontuário eletrônico pode ajudar também ao dar a oportunidade de prescrições mais precisas e seguras, uma vez que essa ferramenta contribui para que o médico esteja sempre atento, analisando o histórico de cada paciente.

Como o volume de informações é muito alto, é sempre possível esquecer um pequeno detalhe ou dado sobre a pessoa. Com essa solução de tecnologia, você pode comparar medicações antigas, remédios em uso e até criar alertas de sinalização.

Como você pode ver, o prontuário eletrônico pode ser a solução que faltava para a sua clínica! Gostou deste conteúdo sobre o prontuário eletrônico? Quer conferir outros artigos como este? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog