fbpx

Quais as novidades na área de tecnologia na oftalmologia?

Voltar para Blog

Compartilhar

Categoria: Blog

Você sabe que os equipamentos de última geração constituem um aliado indispensável para o exercício da oftalmologia moderna, certo? Por essa razão, novidades na área de tecnologia devem fazer parte da atualização permanente de todo bom profissional.

Na verdade, conhecer novas técnicas e equipamentos disponíveis para os procedimentos no consultório ou na clínica é essencial para o sucesso na carreira médica. Nesse sentido, você pode oferecer sempre o melhor aos pacientes e, além disso, otimizar o seu trabalho. Para esse fim, estar bem informado dos novos equipamentos, assim como conhecer os exames mais recentes disponíveis no mercado torna-se essencial para que possa incorporá-los em sua rotina.

A tecnologia não apenas melhorou o tempo de atendimento, mas trouxe mais precisão e cada vez mais segurança nas intervenções. Continue neste post e saiba quais são as novidades na área de tecnologia na oftalmologia.

Tecnologia 3D

Uma grande tela de alta definição com imagens em três dimensões, além de permitir ao médico posicionar-se de modo muito mais confortável. Estas são duas condições oferecidas pela tecnologia 3D, que chegou para facilitar e melhorar o desempenho das intervenções oftalmológicas.

Com essas facilidades oferecidas, reduz-se o tempo de exposição do olho em tratamento sob a intensidade luminosa. Essa redução permite prever uma melhor recuperação do paciente.

Para o profissional, por sua vez, há um significativo ganho na visão de profundidade, assim como a possibilidade de zoom, mantendo a amplitude de visão do campo. Outra vantagem é a possibilidade de utilização de filtros digitais com vistas à personalização da visualização.

Tomografia de coerência óptica

Um dos mais modernos exames é a tomografia de coerência óptica, conhecida pela sigla OCT. Trata-se da detecção de ocorrências oculares de forma precoce como o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade, entre outras.

O exame por OCT é capaz de produzir imagens de corte seccional das estruturas do olho, com alta resolução e em 3D. Feito por meio da pupila, este é um exame rápido e indolor para o paciente.

Angio-OCT

A tecnologia angio-OCT (OCT-A) resulta do acoplamento de um novo software ao equipamento de tomografia de coerência óptica (OCT) antes referido. O exame toma por base o princípio de que a movimentação detectada em um olho estático resulta exclusivamente da circulação sanguínea.

Desse modo, a técnica permite uma avaliação dos vasos retinianos superficiais e profundos, possibilitando a obtenção de dados que não se evidenciam em uma angiografia fluorescente. É especialmente indicada no estudo da degenerescência macular da idade, da retinopatia diabética, das oclusões vasculares, entre outros.

Biomicroscopia ultrassônica

A biomicroscopia ultrassônica (UBM) consiste numa ecografia de alta frequência que possibilita a obtenção de imagens de qualidade microscópica. A melhor resolução das imagens obtidas é resultado da utilização de ondas sonoras de frequência elevada.

A UBM é ideal para os exames do segmento anterior do globo ocular, como avaliação da córnea, análise da íris e do corpo ciliar. Desse modo, o diagnóstico e o acompanhamento do desenvolvimento de tumores dessas regiões do olho ficam bastante facilitados.

Oferecendo equipamentos e exames mais precisos, as novidades na área de tecnologia aprimoram os resultados do oftalmologista e trazem segurança para o paciente.

Se você gosta de tecnologia, veja só essa aqui: conheça os benefícios do Paquímetro de Córnea SP-100.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog